15 de out. de 2012

Papo de amiga: O corpo perfeito!

Eu percebi que falar sobre o corpo é um dos assuntos mais complexos porque todo mundo tem algo que não gosta no seu corpo. Às vezes é um pneuzinho, suas pernas que são grossas ou finas demais, você ter pouco peito... Não sei, mas sempre tem né?

Eu, por exemplo, nunca gostei das minhas pernas, acho que minhas coxas são grossas demais e quando me olho no espelho minha atenção é direcionada as minhas pernas automaticamente. De um jeito ou de outro, sempre acabo achando um jeito de implicar com elas. Sei que não é certo, mas é comum pra mim isso acontecer. Já cheguei a chorar de ódio, perguntando pra Deus porque minhas pernas eram assim e porque eu não podia ser magra e alta como essas modelos que a gente vê por aí. Agora que eu me lembro disso e paro pra pensar, acho a coisa mais horrível do mundo.

Eu sei muito bem que o mundo em que nós vivemos valoriza a magreza e não vou ser hipócrita e dizer que eu não valorizo porque é mentira. Eu tanto valorizo isso que me proíbo comer certas coisas e tento sempre fazer exercícios. Mas o que eu não acho certo é você colocar a tua saúde de lado para poder se encaixar nos padrões de beleza e magreza. Isso é errado. Eu sei disso porque no começo do ano cheguei a desmaiar porque parei de comer e foi por isso que meu pai resolveu pagar academia em troca de uma boa alimentação minha. Resultado? Hoje eu me alimento muito bem, como frutas e verduras sempre e meu corpo? Não sou magra, mas posso dizer que estou dentro do peso ideal pra minha altura. E sim, sou muito mais feliz agora, comendo várias frutas e verduras do que era quando eu não comia e desmaiava pelos cantos.

E pra mostrar pra vocês que isso tudo que eu disse é muito perigoso, vou falar sobre as doenças que mais atingem e que sim, podem levar a morte.

Anorexia: A pessoa se enxerga gorda e acima do peso mesmo estando magra. Ela deixa de comer, faz dietas rigorosas e muitas vezes, só toma água o dia inteiro ou então come apenas uma folha de alface. Ela nega estar com fome e nega quando lhe oferecem comida.

Bulimia: A pessoa ingere grande quantidade de alimento de uma forma descontrolada e preocupado com o peso, encontra formas de compensar o que comeu como vômito forçado, uso de medicamentos, dietas nas quais passa um tempo sem comer e exercícios físicos, tudo para aliviar a culpa de ter comido um pouco mais do que devia.

Neste vídeo mostra um pouco das duas doenças que eu citei acima. É triste gente. Não vale à pena tudo isso para se encaixar nesses padrões, a saúde vale mais que tudo isso.

Ortorexia: A pessoa se preocupa demais com a qualidade dos alimentos ingeridos, tendo uma preocupação exagerada com a sua saúde.

Vigorexia: A pessoa tem preocupação de não ser suficientemente forte e musculoso e sim, se enxerga como fraco e pequeno.

Essas doenças são sérias e com riscos graves, por isso se você conhece alguém que passa por isso, ou se identificou, procure um médico ou psicólogo e cuide de você ou do seu conhecido. 

Aprendi que você não precisa ser magra pra ser saudável, não precisa se comparar as modelos ou atrizes. Você precisa ter uma boa alimentação e fazer exercícios, porque assim, você fica mais feliz consigo mesma, vai se amar mais, você vai poder dizer pra todo mundo que não precisa ser magra e pesar 50kg pra ter um corpo saudável e bom.

Acho que corpo perfeito é aquele que é saudável e faz você gostar dele, é aquele que te deixa feliz e te faz sentir bem. Não importa quanto pesa, as medidas ou o número da calça que você usa. Quando você se olha no espelho, você se sente bem? Você tem uma alimentação boa, come tudo direitinho? Esse é o corpo perfeito. Nenhum outro.

Sei que o post ficou grande mas é porque é um assunto que se tem muito o que falar.
Se amem e cuidem de vocês!
Beijos.

3 comentários:

  1. Muitas pessoas tem essa obsessão pelo corpo perfeito, eu acho isso desnecessário, e concordo com você corpo perfeito é aquele saudável e que nos faz bem, se as pessoas não gostam o problema é delas, Deus nos fez sua imagem e semelhança então todos nós somos perfeitos do nosso jeito ! adorei o post.

    beijos
    siteiloveit.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá! Tem tag pra você lá no blog

    http://angelamaroni.blogspot.com.br/2012/10/tag-11-coisas.html

    ResponderExcluir